As Filosofias Comparadas

Enviado por Estante Virtual em qui, 22/11/2012 - 20:58
Nunca houve nem havera uma filosofia verdadeira - paga, gentia, judaica ou crista - que tenha seguido a mesma linha de pensamento. Gautama Buddha reflete-se nos preceitos de Cristo; Paulo e Filon, o Judeu, sao ecos fieis de Platao; e Amonio Saccas e Plotino conseguiram a sua gloria imortal combinando os ensinamentos de todos os grandes mestres da verdadeira filosofia. "Provei todas as coisas; prendei-vos ao que e bom" - parece ser a divida de todos os irmaos do mundo. Menos para os interpretes da Biblia. A semente de Reforma foi plantada no dia em que o segundo capitulo da Epistola Catolica de Sao Tiago entrou em conflito com o capitulo 11 da Epistola aos Hebreus, no mesmo Novo Testamento.(Da-se o testemunho da Fe.) Quem acredita em Paulo nao pode acreditar em Tiago, Pedro e Joao. (Do livro A Sabedoria Tradicional de H.P.B. pg. 192. HPB cita o seguinte: gFe na Autoridade, e Fe na Intuicao; a primeira e credulidade e supersticao humanas, e a outra Crenca e Intuicao humanas. A Fe na autoridade, e baseada simplesmente em fontes humanas, ao passo que na Intuicao ela tem como base a logica e razao rigorosas, ou seja, a Fe do referido Apostolo.) Para serem cristaos como seu apostolo, e preciso que os paulinos combatam Pedro "face a face"; e, se Pedro "deve ser censurado" e se estava errado, entao ele nao era infalivel. Como pode entao o seu sucessor (?) se orgulhar da sua infalibilidade? Todo reino dividido contra si mesmo esta certo da ruina; e toda casa dividida contra si mesma com certeza ruira. Uma pluralidade de mestres e tao fatal em religiao, quanto em politica. O que Paulo pregou foi pregado por qualquer outro filosofo mistico. "Mantende-vos firmes na liberdade em que Cristo vos fez livres e nao vos sujeiteis novamente ao jugo da servidao! - exclama o honesto filosofo-apostolo; e acrescenta, profeticamente inspirado: "Mas, se vos morderdes e vos devorardes uns aos outros, cuidado para que nao sejais destruidos uns pelos outros".(Galatas, V, 1,15.).

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