O Sentido Esotérico do Sol

Enviado por Estante Virtual em qui, 22/11/2012 - 20:44
O Rev. T. Swinden, comentando as especulacoes de seus predecessores, preenche todo um volume com argumentos, segundo ele incontestaveis, visando mostrar que o Inferno se localiza no Sol. Ha dois versiculos do Apocalipse de Sao Joao que dizem o seguinte: gE o quarto anjo derramou sua taca sobre o Sol, e concedeu-lhe o poder de abrasar os homens pelo fogo. E os homens entao abrasados por um calor intenso puseram-se a blasfemar contra o nome de Deush. Isto e simplesmente uma alegoria pitagorica e cabalista. A ideia nao e nova nem para Pitagoras nem para Sao Joao. Pitagoras colocava a gesfera de purificacao no Solh, Sol esse que, com a sua esfera, ele localizava, ademais, no centro do universo, tendo a alegoria um duplo sentido: 1o Simbolicamente, o Sol fisico representa a Divindade Suprema, o sol espiritual central. Chegando a essa regiao, todas as almas purificam-se de seus pecados, e unem-se para sempre com seu espirito, depois de sofrerem anteriormente em todas as esferas inferiores. 2o Colocando a esfera do fogo visivel no centro do universo, Pitagoras simplesmente insinuou o sistema heliocentrico, que fazia parte dos misterios, e era comunicado apenas no grau mais elevado de iniciacao. Sao Joao da a seu Verbo um significado puramente cabalistico, que nenhum gpadreh, exceto aqueles que pertencem a escola neoplatonica, foi capaz de compreender. Por ter sido um discipulo de Amonio Saccas, Origenes e entendeu, sendo por essa razao que o vemos negar corajosamente a perpetuidade das tormentas do inferno. Ele sustenta que nao apenas os homens, mas inclusive os demonios (e por esse termo entendia os pecadores humanos desencarnados), apos um periodo mais ou menos longo de punicao, serao perdoados e finalmente reconduzidos aos ceu. Em consequencia dessa e de outras heresias, Origenes foi, naturalmente, exilado.

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