Como os membros podem ajudar à Sociedade

Enviado por Estante Virtual em dom, 02/12/2012 - 20:56

P: Como espera que os membros realizem a obra da Sociedade?

T: Primeiro, estudando e compreendendo as doutrinas teosóficas, para que assim possam ensinar aos demais, especialmente aos jovens. Segundo, aproveitando toda a oportunidade de falar aos outros sobre Teosofia, explicando o que é e o que não é, dissipando erros e alimentando o interesse por ela. Terceiro, ajudando à propaganda de nossa literatura: comprando obras (quando se tem meios para isso), emprestando-as, dando-as, e induzindo os amigos a fazerem o mesmo. Quarto, defendendo a Sociedade contra todo ataque injusto, por todos os meios legítimos que tenham em seu poder. Quinto — e é o mais importante de todos —, pelo exemplo da própria vida.

 

P: Mas toda essa literatura, a cuja propaganda dá tanta importância, não me parece encerrar grande utilidade prática em benefício da humanidade. Não é caridade prática.

T: Pensamos de modo diferente. Acreditamos que um bom livro que ofereça às pessoas matéria para pensar, que fortaleça e esclareça suas mentes, facilitando-lhes a compreensão de verdades sentidas vagamente, mas que não podiam formular, produz um bem real e substancial. Quanto ao que chama de atos práticos de caridade em benefício de nossos semelhantes, fazemos o pouco que podemos; mas, como já disse, a maior parte de nossos irmãos é pobre, e a Sociedade por si mesmo não tem recursos para pagar gente dedicada a seu serviço. Todos os que nos esforçamos em realizações, trabalhamos gratuitamente, e, em muitos casos, damos até de nosso dinheiro.

Os poucos que possuem meios de fazer o que vulgarmente se chama atos de caridade, seguem os preceitos buddhistas, e trabalham por si mesmos e não por procuração ou subscrevendo publicamente obras caritativas. Antes de mais nada, todo teósofo deve esquecer sua personalidade.

Outras páginas interessantes: