Este é o mais glorioso subplano do mundo mental, no qual moram poucas entidades pertencentes à nossa humanidade, que são os Mestres de Sabedoria e Compaixão e seus discípulos e iniciados. A beleza de forma, cor e som é inefável neste subplano, porque na linguagem humana não existem vocábulos em que possam achar expressão tão radiantes esplendores.
Nos planos inferiores foi lançada a semente que frutificou no primeiro subplano do mundo mental onde o Ego termina sua evolução mental, e as qualidades superiores refulgem através da natureza inferior. Caiu de seus olhos a venda da ilusão pessoal, e reconhecem que não é a personalidade, mas o instrumento que lhes serve de manifestação e expressão nos planos inferiores. Ainda a personalidade pode pôr obstáculos e estorvos aos Egos menos adiantados, porém já não cairão no erro de confundir a personalidade com o seu verdadeiro ser. De semelhante erro se salva por continuidade de consciência com a qual passa de vida em vida, de maneira que as vidas passadas estão sempre presentes em sua consciência, sem necessidade de olhá-las retrospectivamente, e todas elas constituem uma só vida.
Neste primeiro subplano o Ego também é consciente dos subplanos inferiores nos quais pode aproveitar plenamente as imagens mentais de seus parentes e amigos, enquanto que no terceiro subplano e na metade inferior do segundo, era ainda algo inconsciente dos subplanos inferiores, e instintiva e automática sua ação nas imagens mentais. Porém, ao chegar à metade superior do segundo subplano, sua visão esclareceu-se rapidamente e reconheceu feliz que as formas, pensamentos e imagens mentais lhes serviam de veículos para manifestar-se em certas condições muitíssimo melhor do que por meio da personalidade.
No primeiro subplano o Ego atua em seu corpo causal, envolto na, magnificente luz e esplendor do sétimo céu, e sua consciência pode focalizar-se instantaneamente em qualquer ponto dos subplanos inferiores e intensificar com energia suplementar a imagem mental da qual deseje valer-se com o propósito de dar ensinamento.
Deste primeiro e supremo subplano do mundo mental flui a maioria das influências dos Mestres de Compaixão e Sabedoria, quando trabalham em favor da evolução humana e atuam diretamente nos Egos dos homens, derramando sobre eles as inspiradoras energias que estimulam o progresso espiritual que ilumina a mente e purifica as emoções.
Deste primeiro subplano do mundo mental o gênio recebe a luz que o ilumina e ali encontra sua orientação todos os esforços de adiantamento espiritual.
Assim como os raios de sol se difundem por toda a parte, cada qual os aproveita segundo sua natureza, assim dos Irmãos Maiores da humanidade flui sobre todos os Egos a luz da vida que têm por missão difundir, e cada qual aproveita o que é capaz de assimilar para seu crescimento e evolução. Assim, como em todas as coisas, a mais excelsa glória do mundo se acha na glória do serviço, e os Egos que terminaram a evolução mental são as fontes de quem dimana a força auxiliadora dos que ainda estão na linha ascendente.